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Apresentações Estratégicas - Como Falar em Público
O Curso

 

Descrição

 

No decorrer da vida adquirimos competências que serão o sustentáculo das nossas profissões que são subdivididas em técnica e comportamental. A primeira foca nos conhecimentos e nas habilidades. São, normalmente, adquiridas nas escolas e universidades. A segunda está relacionada ao comportamento e às atitudes pessoais, estando ligada à capacidade de comunicação, trabalho em equipe, liderança, processo decisório, resolução de problemas etc. É fácil perceber que  as competências comportamentais não são treinadas nos cursos de formação.

Dessa forma, os profissionais são carentes de conhecimento que ajudam a incrementar a competência comportamental, considerada como principal fator de diferenciação nas empresas.

             “As empresas devem priorizar as atitudes nas contratações com relação às habilidades”, Peter Drucker

A capacidade de comunicação verbal é uma das principais bases da competência comportamental.

A capacidade de se comunicar verbalmente para pequenos ou grandes grupos de pessoas vem sendo um dos fatores de grande diferencial para os profissionais em diferentes áreas.

            “A habilidade necessária para se expressar uma ideia é tão importante quanto a própria ideia”, Aristóteles

A maioria das pessoas quando fala em público ou concede uma entrevista sente o famoso "frio" na barriga, dando a impressão de que não conseguirá sequer falar o próprio nome. Outras falam para plateias com certa tranquilidade, entretanto, sem nenhum convencimento, sem impacto!

Aprender a lidar com a insegurança e se comunicar de forma convincente e impactante para diferentes tipos de plateias é o foco deste treinamento.

O assunto é de franca aplicação no dia-a-dia de estudantes e profissionais que precisam expor suas ideias de forma clara e objetiva.

 

Objetivos

 

  1. Aprender a lidar com a insegurança e se comunicar de forma convincente e impactante para diferentes tipos de plateias.

  2. Falar de improviso.

  3. Transmitir uma imagem de segurança e ser convincente no discurso oral.

  4. Planejar e executar apresentações orais, utilizando as consagradas técnicas de oratória. 

 

Conteúdo Programático

 

O processo da comunicação. Expressão corporal: gestos e posturas com harmonia e naturalidade. Comunicação Verbal e Não-verbal. Noções de Marketing Pessoal – a importância de uma boa imagem. Imagem & Credibilidade; Projetando uma imagem confiante e segura. Ordenar a exposição em forma lógica. Como se preparar para uma entrevista. Aberturas e Fechamentos de Alto Impacto. Perdendo a inibição. Controlando o medo de falar em público. Falar de improviso em qualquer situação. Conhecer e conquistar a audiência. Como se portar diante de perguntas. Contornando situações difíceis. Como lidar com a pressão. Práticas de apresentações.

 

Metodologia

 

A metodologia é baseada na aprendizagem de adultos, estruturada em quatro pilares fundamentais: aulas expositivas de fundamentação teórica, estudos de casos, trabalhos de grupo e execução de práticas de apresentações. 

Serão realizadas explanações teóricas, citação de exemplos reais, vídeos, dinâmicas e discussões orientadas, de forma amigável e descontraída

A cada tópico o participante realizará uma apresentação. Algumas serão filmadas e revisadas com o auxílio do facilitador.

Algumas dinâmicas desafiantes serão apresentadas para trabalhar a autoconfiança e as habilidades de comunicação.


 

 

 

 

 

 

Carga Horária

 

16 horas / 2 dias

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