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Gerenciamento de Crises e Continuidade de Negócios
Conceitos, Planejamento e Práticas

Descrição do Curso

As crises enfrentadas por empresas brasileiras, de diversas origens, colocaram indústrias dos mais variados segmentos sob o escrutínio da opinião pública, de reguladores e autoridades, de formadores de opinião e advogados.  Acidentes, desastres naturais, mudanças de mercado e na economia, desastres ambientais, epidemias, violência urbana, mortes inexplicáveis em hospitais, crises com transportes, de um modo geral, e companhias aéreas em especial, foram objeto de escandalosas reportagens na mídia, O curso aqui apresentado tomará como pano de fundo a legislação brasileira aplicada a gerenciamento de crises, e exporá os conceitos práticos e acadêmicos inerentes à prevenção, ao planejamento, ao treinamento e à recuperação necessários à sobrevivência da empresa atingida. O estudo das mais modernas práticas de Gerenciamento de Crises e de casos emblemáticos de sucesso e fracasso serão alguns dos recursos utilizados. Como exercícios práticos, na área de comunicação em crise, os inscritos participarão de duas simulações: entrevista coletiva à imprensa e aos atingidos de um modo geral, e atendimento à vitimas e familiares de vítimas de acidentes. 

Objetivos do Curso

  1. Discutir os conceitos de crise e gerenciamento de crises nas corporações em geral;

  2. Identificar os fatores de risco e vulnerabilidade a crises em empresas;

  3. Empregar os instrumentos essenciais necessários para:

  • prevenir crises, quando possível;

  • reconhecer crises, desejavelmente aos primeiros sinais;

  • agir em situações de crise, buscando a rápida recuperação da normalidade operacional da empresa, com o mínimo de impacto negativo e perda de patrimônio;

4. Identificar crises potenciais, evitando tanto o alarmismo exagerado quanto a negação do perigo real;

5. Identificar as ferramentas para a elaboração de um plano detalhado de gerenciamento de crises para empresas em geral; e,

6. Elaborar a estrutura de um Plano de Gerenciamento de Crises para indústrias em geral.

 

 

Conteúdo Programático

Conceitos gerais de gerenciamento de crises, planejamento de contingências, continuidade de negócios. Modelo de planejamento em gerenciamento de crises e suas diversas fases. Exemplos de gerenciamento de crises na aviação comercial. Normatização e legislação brasileira e internacional pertinentes. Apresentação de casos de fracassos e de sucessos na resposta a acidentes Antecipação e reconhecimento de sinais de crise. Defesa Civil e o papel na resposta a incidentes críticos das autoridades públicas. Planos de Comunicação em Crise: conceitos, componentes, exemplos. Composição da equipe gestora de crises e sua preparação. Regras gerais de intercomunicação em crises. Técnicas de intervenção em incidente crítico e o atendimento em caso de acidente. 

 

Metodologia

 

A metodologia é baseada na aprendizagem de adultos, estruturada em quatro pilares fundamentais: aulas expositivas de fundamentação teórica, estudos de casos, trabalhos de grupo e execução de práticas.

Carga Horária

 

40 horas / 5 dias

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