top of page
RVSM - Reduced Vertical Separation Minimum
O Curso

Descrição

 

Com o crescimento da aviação aérea no mundo houve a necessidade de aumentar o volume de aeronaves no espaço aéreo. Uma das soluções adotadas foi reduzir a separação vertical entre as aeronaves que precisam voar entre os níveis de voo 290 e 410. A separação que era de 2000 pés passou a ser de 1000 pés. Dessa maneira, foram criados mais seis níveis de voo, aumentando a capacidade de utilização do espaço aéreo e reduzindo o custo da operação das empresas aéreas.

Para voar entre esses níveis no chamado espaço aéreo RVSM (Reduced Vertical Separation Minimum - Separação Vertical Mínima Reduzida) é necessário que as aeronaves sejam homologas e os pilotos treinados, segundo os procedimentos recomendados pela ICAO.

No Brasil a IAC 3508 define os procedimentos necessários de homologação e padrões de operação em espaço aéreo RVSM.

Nosso curso é um dos pré requisitos para o processo de homologação de pilotos previsto pela ANAC para emissão da LOA (Letter of Approval) para o voo RVSM.

Objetivos

 

  1. Conhecer o processo de homologação RVSM, de acordo com a IAC 3508.

  2. Interpretar os procedimentos operacionais para a operação em espaço aéreo RVSM.

  3. Conhecer os fatores que afetam o voo RVSM.

Conteúdo Programático

 

Histórico do RVSM. Processo de homologação. Desempenho RVSM. Sistemas da aeronave. Aprovação de aeronavegabilidade. Aprovação operacional. Planejamento de voo. Plano de voo. Pré voo. Procedimentos de entrada e saída no espaço aéreo RVSM. Procedimentos de voo. Procedimentos de contingência. Voo em turbulência. Falha no transponder. Fraseologia. Pós voo.

 

Metodologia

 

A metodologia é baseada na aprendizagem de adultos, estruturada em: aula expositiva de fundamentação teórica, estudos de casos e trabalhos de grupo com prova de avaliação de conhecimentos.

Carga Horária

 

4 horas 

bottom of page