
Gerenciamento de Crises - Workshop Introdutório
Descrição do Workshop
As crises enfrentadas por empresas brasileiras, de diversas origens, colocaram indústrias dos mais variados segmentos sob o escrutínio da opinião pública, de reguladores e autoridades, de formadores de opinião e advogados. Acidentes, desastres naturais, mudanças de mercado e na economia, desastres ambientais, epidemias, violência urbana, mortes inexplicáveis em hospitais, crises com transportes, de um modo geral, e companhias aéreas em especial, foram objeto de escandalosas reportagens na mídia. O Workshop aqui apresentado tomará como pano de fundo a legislação brasileira aplicada a gerenciamento de crises, e exporá os conceitos práticos e acadêmicos inerentes à prevenção, ao planejamento, ao treinamento e à recuperação necessários à sobrevivência da empresa atingida. O estudo das mais modernas práticas de Gerenciamento de Crises e de casos emblemáticos de sucesso e fracasso serão alguns dos recursos utilizados.


Objetivos do Workshop
-
Discutir os conceitos de crise e gerenciamento de crises nas corporações em geral.
-
Identificar os fatores de risco e vulnerabilidade a crises em empresas.
-
Descrever os instrumentos essenciais necessários para:
-
prevenir crises, quando possível.
-
identificar crises, desejavelmente aos primeiros sinais.
-
Identificar crises potenciais, evitando tanto o alarmismo exagerado quanto a negação do perigo real.
Conteúdo Programático
Conceitos gerais de gerenciamento de crises, planejamento de contingências, continuidade de negócios. Modelo de planejamento em gerenciamento de crises e suas diversas fases. Apresentação de casos de fracassos e de sucessos na resposta a acidentes. Antecipação e reconhecimento de sinais de crise. Planos de Comunicação em Crise: conceitos, componentes, exemplos. Composição da equipe gestora de crises e sua preparação. Regras gerais de intercomunicação em crises.
Carga Horária
4 horas
